Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ana Gomes Living

5 Dicas Para Um Regresso ao Ecológico ao Trabalho.

03.09.20 | Ana Gomes

ecowork.jpg

 

 

 

Depois de um mês de "férias" das rubricas da rádio... estou de volta :) 

 

E tal como Setembro marca o meu regresso, também várias pessoas regressam ao seu posto de trabalho, não só porque as férias terminaram, mas também pelas circunstancias que nos fizeram ficar em casa e que lentamente nos permitem regressar. 

 

E vocês também sabem que vos adoro inspirar a ter uma postura ecológica. Qualquer passo que pudermos dar é importante. Mesmo que não consigamos ser 100% perfeitos nestas coisas, acreditem, tudo o que conseguirmos fazer - por muito pequenos que nos pareça - já vai fazer a diferença :) 

 

Hoje partilho 5 Dicas para um Regresso Ecológico ao Trabalho. 

 

5 - Levar Marmita e Garrafa de Água Reutilizável. 

É uma opção muito económico e potencialmente saudável - já que podemos controlar a forma de confecção e o que vamos comer. Levando marmitas de casa conseguimos rentabilizar as refeições que fazemos com que esse pequeno gesto seja ecológico. O mesmo com as garrafas de água que evitam que compremos garrafas de plástico ou que estejamos a usar os copos dos dispensadores. O mesmo com os copos de café, ainda que em muitos sítios neste momento sejam de cartão, não deixam de ser de utilização única... por isso ter o próprio copo é o ideal. Caso tenham de fazer refeições fora tenham um recipiente onde podem guardar o que não consumirem das refeições. O desperdício alimentar tem um impacto negativo! 

 

4 - Rentabilizar a Viagem. 

Caso os transportes públicos não sejam uma opção viável para vocês, procurem dividir o trajecto com algum colega de trabalho. Combinem dividir as despesas e acertar horários! Menos um carro a circular contribui para menos impacto no meio ambiente, menos despesas e menos trânsito. :) 

 

3 - Repensem os recursos.

Imprima apenas o estritamente necessário. Evitem deixar os aparelhos eléctricos ligados de um dia para o outro ( caso possam ser desligados, desliguem mesmo totalmente ). Uma impressão correu mal? Reutilizem os papeis da impressora para rascunhos. Escolham canetas de qualidade e optem - se possível - por papel reciclado. Existem várias opções de material de escritório ecológico, nomeadamente opções mais duradouras que evitam a sua substituição recorrente. Se puderem escolher, optem por essas! 

 

2 - Reciclem! 

Parece estranho para quem já tem esse hábito enraizado, mas a verdade é que nem toda a gente tem esse hábito. Ou pior : nem todos os sítios têm um ponto de reciclagem. Esforcem-se por separar as matérias primas! E se for preciso caminhar um pouco para fazer a correcta separação : façam-no! 

 

 

1 - Sejam uma Voz Activa. 

Se as vossas chefias forem receptivas aproveitem para partilhar com os responsáveis algumas ideias de sustentabilidade. Regra geral acabam por reduzir os custos a longo prazo e garantidamente que serão um alto beneficio para o planeta. Procurem alternativas viáveis e apresentem-nas aos responsáveis de cada departamento. Se sentirem que não há muita abertura... podem pelo menos tentar passar a mensagem aos vossos colegas mais próximos e pouco a pouco se conseguem bons resultados.