Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ana Gomes Living

5 Dicas Para Umas Férias Ecológicas.

04.08.21 | Ana Gomes

 

 

ecovacation.jpeg

 

Agosto é para muitos o mês das férias. Por isso - e se ainda não fizeste as malas - estas dicas são úteis para ti. 

A verdade é que temos o dever de cuidar do planeta e de tentar ao máximo ter uma postura ecológica. Há hábitos que são difíceis de mudar, mas com alguma persistência acabam por se tornar rotinas e será mesmo fácil. Para além disso, mais vale fazer alguma coisa, uma vez que seja, do que nunca tentar mudar. 

Confesso que há coisas que para mim são tão naturais, que ainda me faz alguma confusão que para outras pessoas não seja. Separar o lixo é uma delas. E é algo tão natural no meu dia-a-dia, que se não encontro um ecoponto, prefiro levar o lixo comigo e só depois coloca-lo no sitio correcto. 

 

5 - Não deixar lixo para trás. 

O estado dos areais e dos parques naturais é cada dia mais preocupante. A verdade é que existe muito lixo que voa inadvertidamente, mas muito lixo vai ficando pelo caminho, culpa de quem tem uma atitude menos civilizada. Cabe-nos a nós fazer a diferença: recolhendo o nosso próprio lixo e, se possível, recolhendo também pedaços de plástico, cabos, cordas ou lixo de vizinhos menos preocupados. No final do dia o beneficio também será para nós.

 

4 - Limitar os Consumos: 

Se ficarem em hotéis evitem pedir a troca constante de toalhas, ter o ar condicionado sempre ligado, ou tomar banhos excessivamente demorados. O mesmo relativamente aos produtos facultados pelos hoteis ( os amenities ). O ideal é que possamos fazer um consumo ponderado e evitando que sejam feitos gastos supérfluos. 

 

3 - Repensem a mala de viagem: 

Parece uma dica rebuscada, mas é ecológica de várias formas! Se ao prepararem a mala de viagem pensarem em levar menos coisas, que sejam mais versáteis... vão levar uma mala mais leve, logo... o vosso transporte terá menos impacto. E menos coisas na mala, também significam que terão de lavar menos coisas no regresso. A ideia é que escolham peças versáteis e que possam ser conjugadas de várias formas. 

 

2 - Consumam localmente. 

Ou seja: escolham produtos que sejam do país onde estão! Desta forma a pegada ecológica será menor e ao mesmo tempo contribuem para a economia em questão. 

 

1 - Evitem produtos de uso único: 

Levem a vossa garrafa de água reutilizável, um protector solar para toda a família, sacos para as compras, e embalagens para quando escolherem take-away. Pequenos gestos: um impacto BRUTAL. 

 

E boas férias! 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.