Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ana Gomes Living

5 receitas com abóbora.

15.10.20 | Ana Gomes

 

1D93D66B-FCA2-4A04-BB71-486B22097F16.jpeg

 

 

Calma, não vou fazer deste conteúdo uma mera lista de receitas. A abóbora é uma das estrelas do Outono, não só porque surge carnuda e colorida nos supermercados... mas porque é - literalmente - a cara do Halloween, uma tradição que se tornou global. 

Tal como outros ingredientes naturais é super versátil e pode ser usada nas receitas mais incríveis : e por vezes menos prováveis! 

2D3E38E1-13EE-4B4E-925A-B484E1F3264E.jpeg

 

5 - Pão de Abóbora.

Já terão ouvido falar do Banana Bread, que tendo nome de pão é um bolo delicioso! Recentemente o Pumpkin Bread - ou pão de abóbora - também teve o seu merecido destaque e deixo-vos uma receita da babar!!

 

Pão de Abóbora : 

1 Colher de Sopa de Sementes de Linhaça Moídas 

2 Colheres de Sopa de Água 

1 cup de puré de abóbora

1/4 cup de iogurte vegan natural 

1/2 cup de puré de maçã cozida 

1/4 cup de sumo de maçã 

1/4 cup de manteiga de oleaginosas a gosto

1 colher de sopa de vinagre de sidra 

1 colher de chá de bicarbonato de sódio 

1 colher de chá de fermento 

1 colher de sopa de mistura de canela, noz moscada e gengibre 

1 pitada de sal 

1/4 de cup de açúcar de coco 

1 cups de farinha de integral 

 

Recheio : 

uma embalagem de queijo creme a temperatura ambiente 

1 colheres de chá de amido de milho 

1/4 de cup de açúcar 

Sumo de meio limão 

 

Pré-aquecer o forno. 

Numa taça misturar o queijo creme, o amido de milho, açúcar e sumo de limão. Bater todos os ingredientes até não existirem grumos e reservar. 

 

Numa outra taça juntar a linhaça e a água, mexer e deixar ganhar espessura durante 5 minutos. Na taça juntar o puré de abóbora, o iogurte, a manteiga de oleaginosas, o puré de maçã, o vinagre de sidra e o sumo de maçã.Misturar todos os ingredientes. 

Misturar, o bicarbonato, o fermento, o sal e as especiarias. E acrescentar a farinha e o açúcar. Depois juntar a mistura anterior dos líquidos até formar uma massa homogénea, ainda que fique um pouco grossa. Levar ao forno até estar cozinhado e posteriormente retirar do forno, deixar arrefecer e cortar,  ao meio para rechear. 

 

4 - Latte de Abóbora. 

É uma das bebidas mais especiais - pela sua sazonalidade - de uma das grandes cadeias de café. O famoso Pumpkin Spice Latte! Numa versão caseira podemos aquecer uma bebida vegetal - ou leite - da nossa preferência e com uma varinha mágica bater 2 colheres de sopa de puré de abóbora, para 200 ml de bebida, e juntando uma colher de sopa de especiarias : canela, noz moscada, gengibre em pó e açúcar de coco. No final juntar uma dose de café. E saborear! :) 

 

3 - Batido Proteico com Abóbora.

A primeira vista parece algo estranho, mas sabe a bolo, acreditem! É uma forma interessante de varias num snack ou pequeno almoço! 

Num blender juntar :

250 ml de bebida vegetal ou leite a gosto 

1 scoop de proteína vegetal a gosto 

1 colher de sopa de manteiga de caju 

1 colher de café de essência de baunilha 

1 cup de puré de abóbora

1 colher de sopa de flocos de aveia 

 

2 - Tarte Doce de Abóbora.

Adoro esta opção, é também uma daquelas receitas super fáceis e rápidas e são uma forma bem docinha de aproveitar este ingrediente especial e versátil. 

 

Lista 1 - 

500 gramas de abóbora descascada e sem sementes 

1 colher de sopa de óleo de coco

4 tâmaras medjool demolhadas e sem caroço

1 pau de canela

 

Lista 2 - 

1 embalagem de massa folhada ou areada sem manteiga

2 colheres de sopa de farinha de amêndoa

Nozes ou outros frutos secos picados 

1 colher de sobremesa de amido de milho ( se necessário ) 

 

Colocar todos os ingredientes da lista 1 num tacho e levar ao lume com apenas um fundinho de água até a abóbora estar cozida. Retirar o pau de canela e descartar e levar todos os ingredientes a uma blender com 3 colheres de sopa de farinha de amêndoa, uma pitada de sal e bater até ter uma pasta consistente, retirar e envolver com nozes picadas. Se sentirem que o recheio precisa de um pouco mais de espessura colocar 1 colher de sobremesa de amido de milho ou maizena e levar a lume médio até levantar fervura, mexendo em lume baixo durante 10 minutos. 

 

Levar a massa numa forma de tarte ao forno conforme indicações da embalagem, quando a massa estiver pronta colocar o recheio e servir! 

 

 

1 - Sopa de Abóbora Assada com Leite de Coco. 

É daquelas receitas que faço sempre que tenho um jantar em casa de última hora. É daquele tipo de pratos que impressiona e é super saciante... e a verdade é que não dá muito trabalho. Vejam bem como é simples : 

1 abóbora partida 

3 dentes de alho com casca 

1 cebola partida 

1 pedaço de gengibre ( 1 cm ) 

1 pedaço de curcuma ou curcuma em pó

Sal e Pimenta a Gosto 

Óleo de Côco 

1 Lata de Leite de Côco 

Amêndoas Laminadas - opcional 

 

Levar a forno pré-aquecido todos os ingredientes , excepto do leite de coco, pincelando tudo com óleo de coco e temperando com o sal e pimenta, quando a abóbora estiver assada, retirar, descascar os alhos, colocar num liquidificador  e juntar a lata de leite de coco. Bater bem até ficar um creme homogéneo, se necessário adicionar um pouco de água fervida e ainda quente. Servir com amêndoas tostadas! Faz sempre imenso sucesso.