Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ana Gomes Living

5 Sopas Frias Para Dias de Calor.

15.07.21 | Ana Gomes

top5sopafria.jpeg

imagem via: spicesinmydna.com

 

Portugal tem uma óptima tradição alimentar: as sopas! Não há restaurante típico que não sirva uma óptima malga quente cheia de legumes. É uma das maravilhosas tradições alimentares - e tão saudável - do nosso país. Para mim sopa é conforto! Inclusive quando viajo - viajava... - deixava sempre uma dose generosa de sopa congelada e das primeiras coisas que comia no regresso era essa mesma sopa. Nada me sabia tanto a "casa" como essa refeição aconchegante. 

E há que pensar na sopa também por este prisma: é uma óptima forma de aumentarmos o consumo de vegetais, algo tão importante para a nossa saúde! Acontece que nos dias quentes nem sempre uma sopa é aquilo que nos apetece comer... mas não seja por isso! Deixo-vos 5 sugestões de Sopas Frias que são uma excelente opção. 

 

5 - Gaspacho.

A-D-O-R-O Gaspacho. E é uma receita mesmo muito simples, rápida e económica que não tem grandes truques!

Num processador de alimentos triturar tomate, pimentos e pepino ( tudo sem sementes ), cebola e dentes de alho. Temperar com sal, pimenta, vinagre e azeite e triturar até ter uma textura em creme, adicionar cubos de gelo e voltar a triturar! Está pronto a comer :) 
 
Ingredientes: 
  • 1/2 Kg de Tomate
  • 1/2 Pimento Vermelho
  • ½ Pimento Verde
  • ½ Pepino
  • ½ Cebola
  • 4 Dentes de Alho
  • 4 C. Sopa de Vinagre
  • Sal e Pimenta 
  • Gelo 

 

4 - Sopa de Ervilhas e Menta 

Refogar as ervilhas com alho francês, num tacho com cebola e azeite. Deixar as ervilhas cozinhar com o tacho tapado até ficarem tenras. Colocar no liquidificador e acrescentar cerca de metade da quantidade em água fria, processar até obter um creme e se necessário juntar gelo, temperar com sal e pimenta preta! Servir com folhas de hortelã / menta.

 

Ingredientes: 

1 alho francês

1 cebola

500gr de ervilhas

água 

gelo

hortelã

 
 
3 - Sopa de Beterraba. 
 
Esta sopa para além de rapida de fazer... tem uma cor mesmo bonita e acaba por fazer bastante diferença numa mesa. É por isso uma óptima opção para quando recebemos os amigos e os queremos impressionar! 
 
Num liquidificador colocar 3 beterrabas cozidas, com àgua, cebola, 2 pepinos, 2 dentes de alho, sal e pimenta. Misturar até obter um creme. Servir com pedaços de beterraba cozida e uma colher de iogurte grego, ou iogurte vegetal não açucarado. 
 
 
2 - Creme de Abacate e Curgete. 
 
Este creme é super equilibrado e bastante saciante! Serve de entrada, mas também de prato principal em dias de muito calor - e pouca vontade de comer!
 
Numa frigideira saltear duas curgetes com uma cebola e azeite. Depois num liquidificador colocar a curgete salteada, 2 abacates, iogurte grego - ou iogurte vegetal não açucarado - cerca de 200g, água, sal e pimenta preta. Processar até se transformar num creme, ajustar os temperos e servir com um fio de azeite e ervas frescas picadas. 
 
 

 

1 - Creme de Cenoura e Gengibre. 

O gengibre dá um toque picante às sopas, mas ao mesmo tempo dá-lhes uma vivacidade incrivel. Para esta receita vamos precisar de fazer uma espécie de base tradicional de sopa, ou seja, teremos de cozinhar as cenouras, com cebola, alho francês e uma batata doce - temperando com sal e pimenta. E quando tudo estiver cozinhado vamos passar, quando arrefecer colocamos num processador com sumo de 2 laranjas e gengibre ralado a gosto. Servir com coentros ou endro picado. 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.