Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ana Gomes Living

7 Dicas Para Mobilar Uma Nova Casa

14.12.21 | Ana Gomes

mudancas.jpeg

 

7 Dicas Para Mobilar Uma Nova Casa

Poucos momentos se comparam à estreia de uma nova casa. A sensação de embarcar numa fase única da nossa vida é inesquecível. Repleta de desafios seguramente, mas essencialmente, emoção e energia positiva. Lembro-me bem quando vim para a casa onde estou agora, aquele misto de sensações entre começar um projecto novo... e todos os planos e ideias que tinha para a nossa nova casa. 

Deixo aqui algumas dicas muito práticas que podem ajudar a tornar este processo mais simples, nomeadamente com recurso a algumas ideias que ajudam a poupar e maximizar esforços no momento de a mobilar. Vamos a isso?

 

Comprar em Quantidade

Não sugiro saquear uma loja, ou esgotar uma secção no supermercado. A ideia é que possam fazer uma melhor gestão da casa do ponto de vista económico, adquiririndo consumíveis em maior quantidade. A manutenção de qualquer lar exige aquelas compras menos emocionantes: detergentes, rolo de cozinha, esfregões e demais artigos.

Podem naturalmente comprá-los em separado, mas isso - regra geral - implica gastar mais ao longo do tempo. Em alternativa, adquirir em quantidade ou optar por uma abordagem industrial vai-nos poupar tempo e dinheiro. E o ambiente também vai agradecer. 

 

Comparar Preços

Esta dica não se aplica apenas ao equipar ou mobilar a sua casa. Atualmente, cada vez mais pessoas comparam preços para quase tudo. De sofás a pastas de dentes, para quê pagar mais pelo mesmo?

Com inúmeros comparadores de preços online, a tarefa é simplificada. Pode não ser a resposta para tudo... em alguns casos prefiro gastar um pouco mais e apoiar o comércio local, que merece o nosso apoio e carinho. Porém, em alguns artigos as poupanças podem significar dezenas ou centenas de euros.

 

Os Essenciais Primeiro

Pensemos em toalhas de banho, tapetes, lençóis e artigos de cozinha, entre muitos outros que utiliza frequentemente e nos quais nem pensa.

O melhor mesmo é começar por listar os artigos que utiliza no dia a dia. Alguns vão sobressair e será sobre esses que deve recair o nosso foco. 

Depois não se esqueçam de resgatar o enxoval da familia! 

 

Os Amigos São Para as Ocasiões

Os bons, pelo menos. A sua boa-vontade deve também ser utilizada com moderação e talvez recorrendo a um simpático suborno: um jantar de inauguração da nova casa, por exemplo!

Uma empresa de mudanças pode facilitar imenso o processo, mas os seus amigos tomarão um cuidado acrescido com os artigos que mais importam. Nem todas as mudanças têm de ser aborrecidas! Vai ser divertido falar sobre artigos e a sua história à medida que se faz a mudança. No nosso caso fizemos um misto das duas opções: um empresa de mudanças para o estritamente necessário... e a boa vontade dos amigos para montagens simples e para transportar algumas coisas. 

 

Uma Segunda Vida

Por falar nos amigos... tal como a nossa familia, pode acontecer que tenham algumas coisas em bom estado que já não usam. Numa altura em que gastamos dinheiro com tanta coisa para a casa... receber artigos em bom estado para lhes dar uma segunda vida, representa uma grande poupança. 

Pensemos em peças decorativas, utensílios de cozinha ou até uma estante antiga que traga um toque de charme à nova casa. Porque não dar uma nova vida aos artigos e ajudar a criar um mundo menos dependente do consumo? 

O contrário também é válido! No momento da mudança podemos encontrar peças óptimas, mas que não fazem sentido no nosso novo projecto! Podemos doá-las e fazer o dia de alguém melhor. 

 

Não Ter Medo de Dizer Não

Na sequência do ponto anterior, a generosidade é sempre bem-vinda. Porém, não temos de sentir obrigação de aceitar algum artigo que não favoreça a casa, ou as nossas necessidades. A ideia é que possamos contruir o ambiente que idealizámos... não propriamente colocar um trambolho no meio da sala de estar para não deixar aquela nossa tia triste.

Como em tudo na vida, com conta, peso e medida não temos de ir além das nossas obrigações. Podemos ser sensíveis, mas firmes neste ponto. 

 

Na Medida Correta

Nunca foi tão fácil comprar casa como atualmente... Até eu que estou bem servida, gosto de passar os olhos pelas casas que estão no mercado. A internet é uma preciosa ajuda, com as melhores plataformas imobiliárias a permitirem inclusive que espreitemos um imóvel numa visita virtual.

Na hora da mudança é preciso ter algumas coisas em atenção...  as dimensões do imóvel em relação aos artigos que pretendemos mudar ou comprar.  Será que aquele sofá com chaise longue cabe naquela divisão estreita? Vale a pena medir antes de agir. Na nossa casa não coube mesmo! 

Existem inúmeras dicas que ajudam no momento de equipar ou mobilar uma nova casa. Pode passar pela economia circular ou por dedicar tempo suficiente à pesquisa de valores no mercado.

Apostar em promoções que ofereçam um histórico de preço e assumir que o processo de tornar a a nova casa no lar que desejamos leva tempo. 

 

Espero que estas dicas tenham sido úteis! 

 

*Parceria em colaboração com Ink