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Ana Gomes Living

Energia em baixo ? 5 Dicas para contrariar a inércia.

19.11.20 | Ana Gomes

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Falta de energia? Distrais-te com qualquer coisa? Sair da cama é um tormento?Imensa coisa para fazer e pouca vontade? Bom... se te revês em alguma destas questões este post é mesmo para ti :) 

Atenção que estas ideias servem para situações transitórias, se sentes desmotivação e falta de vontade permanente deves saber que isso não é normal e a melhor solução passa por contactar um profissional de saúde. 

 

5 - Mexe-te! 

Bem sei que esta dica parece uma provocação, mas a realidade é que a actividade física faz toda a diferença e ajuda-nos a combater a inércia. Especialmente quando temos uma tarefa que requer mais clareza mental. Isto não significa que seja obrigatório fazer um treino ou ir correr a meia maratona. Basta que nos levantemos e façamos uma breve caminhada, se for ao ar livre : melhor. Executar tarefas domésticas que exijam movimento também são uma boa opção. 

 

4 - Reduz os níveis de stress.

A falta de energia pode ter inúmeros motivos, mas a verdade é que o stress e a confusão mental que dele resulta acaba por nos provocar uma grande agitação à qual se segue a vontade não fazer NADA. Procura reduzir os factores de stress e especialmente a forma como lidas com situações mais complexas : respirar fundo e incorporar exercícios de mindfullness é altamente eficaz e pode ser uma grande ajuda. 

 

3 - Hidrata-te. 

Beber um copo de água pode ser tão benéfico como aquela imagem caricata que temos de acordar pessoas com um balde de água. Na verdade a hidratação ajuda-te a ficares energizado... levanta-te, faz alguns exercícios de respiração e bebe água. Sabias que a fraca hidratação aumenta a letargia? 

 

 

2 - Evita Alimentos Com Muito Açúcar.

Temos tendência a comer chocolates, sobremesas ou bebidas gaseificadas quando estamos mais murchos. A ideia que temos é que nos vão dar a energia de que precisamos. Não é totalmente falso... mas tem um custo caro. A energia será momentânea e seguida de uma inércia ainda maior. O ideal é investir numa alimentação saudável, com alimentos naturais e diversificados. Texturas crocantes e frescas ajudam bastante. 

 

1 - Procura contactos sociais. 

É possível que o isolamento que vivemos contribua para isso. Claro que a sugestão não é  - nesta fase - uma jantarada entre amigos. Mas sim uma chamada telefónica ou um email a alguém de quem gostamos para conseguirmos desbloquear algum mau estar. Procurar um novo hobbie e falar com pessoas que partilhem do mesmo gosto é uma óptima dica.

 

 

 

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